Pulição Causada pelos Veículos
02-10-2010 09:11A poluição causada pelos veículos e suas CONSEQÜÊNCIAS
Os automóveis assumiram um papel crucial no quotidiano, todavia, devido à sua emissão de gases e partículas químicas, acarretam várias conseqüências a diversos níveis.
Saúde Pública
Está provado que, dependendo da sua concentração e da sua constituição química, o gás poluente pode contribuir para o aparecimento ou agravamento de alergias e doenças respiratórias. Entre as crianças estes problemas podem-se tornar em doenças crônicas na sua futura vida. A exposição intensa ou repetida ao ar poluído pode causar danos no coração, intestinos e até o aparecimento de cancro.
Particularmente o monóxido de carbono quando inalado provoca deficiências de oxigênio no sangue, o que pode ser bastante grave para a funcionalidade do coração e do cérebro.
Os óxidos de enxofre são gases irritantes para as mucosas dos olhos e órgãos respiratórios. Podem lesionar os tecidos dos pulmões, agravar doenças como a bronquite, o enfisema e o cancro do pulmão. As mortes causadas por estas doenças podem aumentar quando o nível de dióxido de enxofre tolerável aumenta, o que nas grandes cidades ocorre freqüentemente.
Extremas irritações nas mucosas de vários órgãos (gargantas e vias respiratórias sensíveis) e por vezes dores de cabeça e náuseas são os efeitos da inalação excessiva de óxidos de azoto.
Outro poluente é o chumbo que pode afetar o corpo humano na "produção" de sangue, causando hiperatividade e perda das capacidades de aprendizagem em crianças pequenas. Pode até atravessar a barreira sanguínea da placenta em mulheres grávidas e causar danos cerebrais aos fetos.
A emissão de hidrocarbonetos também constituí perigo para a saúde. O metano e o benzapireno (agente cancerígeno do fumo dos cigarros) são apenas dois dos hidrocarbonetos que tornam perigosos os fumos dos escapes.
Estudantes de medicina sugerem que as partículas emitidas podem estar associadas aos casos de diversos cancros que aparecem nas zonas de grande poluição.
—————